domingo, 3 de fevereiro de 2013

Deuses e Deusas

Deus Rá

Os egípcios antigos adoravam literalmente centenas de divindades, cada uma governando aspectos diferentes de sua vida espiritual. Não havia um deus ‘chefe’ e vários cultos dominavam através dos tempos – apesar de que os deuses criadores Amon e Rá chegaram perto da supremacia. Aqui separamos os deuses mais conhecidos e parte de suas histórias:
Amon significa ‘o invisível’ e há apenas algumas histórias sobre ele, apesar dele ter sido considerado o criador de todas as coisas. Durante o reino do meio, um centro de culto a Amon cresceu em Tebas (moderna Luxor), onde era associado com o deus do sol Rá e adorado como Amon-Rá. Mais tarde, ele foi o favorito da família real e, na 18ª Dinastia, ele superou todos os deuses.
Rá tinha várias formas durante o dia. Ele era um deus vivo de dia e morto à noite. Ele nascia de manhã como uma pequena criança, se transformava em homem no meio do dia e era um velho ao pôr-do-sol – para então renascer na manhã seguinte. Dessa forma, os egípcios explicavam o movimento do sol no céu. Acredita-se que ele tenha sido o pai dos reis e de todos os deuses importantes.
Nut, Geb e Shu
Nut e Geb são retratados como amantes apaixonados. Durante o dia eles eram separados por Shu, o deus do ar. Mas à noite, Nut descia para fazer amor com Geb. O amor deles deixou o marido de Nut, Rá com raiva, que decretou que ela não poderia ter filhos durante os 360 dias do ano. Infeliz, Nut pediu ajuda a Thoth, o deus da sabedoria. Thoth roubou luz da lua para criar cinco dias novos (fazendo com que o ano durasse 365 dias); foi quando Nut deu vida a quatro crianças.
Osíris era um dos filhos de Nut e Geb, ao lado de sua irmã Ísis (com quem se casou) e seu irmão ciumento Seth, que mais tarde o matou. A pele de Osíris  é verde para representar a vegetação e a fertilidade – como rei, ele ensinou os egípcios a ser fazendeiro.
Apesar dele ser o deus do submundo, ele não é um demônio ou um deus obscuro. Ao contrário, ele representa a esperança dos egípcios em viver em glória para sempre na vida depois da morte.
A Balança de Anubis
Anubis era um deus antigo, guiando os mortos a caminho do submundo muito antes de Osíris ter se transformado em um deus importante. Entretanto, ao ajudar Ísis a mumificar Osíris depois de sua morte, ele também se tornou o santo benfeitor dos embalsamadores.
Anubis era associado com Ma’at, a deusa da justiça. Os egípcios acreditavam que quando você morresse, você viajaria pelo Corredor dos Mortos. Lá, Anubis pesaria o seu coração contra a pluma de Ma’at, estabilizando a balança primeiro para garantir exatidão. Se o seu coração pesasse mais do que a pluma, ele seria comido pelo demônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário